top of page

TEMER ATINGE A MAIOR REJEIÇÃO ENTRE OS PRESIDENTES DESDE A DITADURA MILITAR

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

Dois anos após assumir o lugar de Dilma Rousseff,o governo de Michel Temer registra a maior rejeição entre os presidentes brasileiros, desde o fim da ditadura militar, em 1985. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, 82% dos brasileiros consideram a gestão de Temer ruim ou péssima. Após a greve dos caminhoneiros e com o agravamento da crise econômica do país, a popularidade de Temer despencou de vez. O índice de pessoas que reprovam o atual governo subiu 12 pontos percentuais em relação a abril, período em que sua rejeição atingiu a marca de 70% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada depois da greve dos caminhoneiros e somente 3% dos entrevistados consideram o governo de Michel Temer ótimo ou bom. Outros 14% dos pesquisados avaliou como regular o desempenho de Temer. A rejeição subiu em todas as faixas de renda e escolaridade e também nas cinco regiões do país. No Nordeste, outro recorde. Temer é rechaçado por 87%. No Sul e Sudeste, 80%. O levantamento indica ainda que as Forças Armadas, mesmo com pequena queda no percentual, têm maior credibilidade entre os brasieliros, passando de 43% em abril para 37% em maio. A taxa de credibilidade mais baixa é dos partidos políticos: 68% não confiam; 67% não acreditam no Congresso e 64% não confiam na presidência.

A partir de 1985, os presidentes passaram a ser eleitos pelo voto direto e a sociedade criou mecanismos de avaliação dos governos, por meio de análises e pesquisas de opinião. Desde o término do regime militar ou do período chamado de "anos de chumbo", nenhum presidente teve uma avaliação tão baixa quanto a de Michel Temer. O desempenho de Temer é bem pior do que o de Collor ou de Dilma, lembrando que ambos deixaram a Presidência após processo de impeachment.


  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page