top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

24 DE JULHO VAI SER MAIOR: MOVIMENTOS SOCIAIS CONVOCAM NOVOS PROTESTOS CONTRA GOVERNO BOLSONARO


Os movimentos sociais estão convocando nova rodada de protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro para o dia 24 de julho, também um sábado. A Campanha #ForaBolsonaro, responsável pela organização das recentes manifestações dos dias 29 de maio e 19 junho, anunciou a nova data dos atos políticos em defesa do impeachment de Jair Bolsonaro, que devem ocorrer em todo o país e também no exterior. Os manifestantes têm utilizado o bordão "Fora Bolsonaro, Vacina no Braço e Comida no Prato", como forma de divulgar as principais lutas do povo brasileiro.


Além de reivindicar a vacinação em massa e auxílio emergencial de R$ 600 até o final da pandemia, os movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais, estudantes e trabalhadores de forma geral defendem uma ampla política de geração de empregos, retomada do crescimento econômico e dos direitos sociais.


Os atos do último sábado reuniram cerca de 750 mil pessoas em mais de 400 cidades brasileiras, de acordo com organizadores do protesto. A quantidade seria 25% maior do que a registrada no dia 29 de maio. Em Porto Alegre, os organizadores estimam que o protesto de sábado reuniu mais de 50 mil pessoas, quase o dobro do número de participantes da manifestação do dia 29 de maio.


Os protestos do dia 19 também aconteceram no exterior em locais como Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina. Atos devem ultrapassar as fronteiras brasileiras novamente no dia 24 de julho. O próximo encontro das lideranças que estão organizando as atividades do dia 24 será realizada às 18 horas do dia 1º de julho e será a 5ª Plenária Nacional das Lutas Populares.

bottom of page