O 1° Encontro de Lutas de 2024 do 39º Núcleo do CPERS, realizado no sábado (16/3), na sede campestre da ASSUFRGS, no bairro Restinga, serviu para ouvir a categoria sobre a situação das escolas e as consequências da política educacional desastrosa do governo Eduardo Leite e da Secretária de Educação, Raquel Teixeira, sobre os educadores, além de definir ações para o sindicato.
Algumas propostas para o Núcleo e a Assembleia Geral do CPERS, dia 22 de março:
. Dia das Mentiras de Leite, ato em 1º de abril. Encontros sobre o Novo Ensino Médio e um panelaço de funcionários de escola em frente ao Palácio Piratini para denunciar os mais de 10 anos sem reajuste salarial e desconto ilegal da insalubridade de funcionárias, em abril. Lutas pela Reestatização da CEEE e da CARRIS; a Revogação do Novo Ensino Médio e do Arcabouço Fiscal.
. Conferência Internacional Anti-fascista, em Porto Alegre de 17 a 19 de maio.
Apoio à aliança do PT com o PSOL é parte da necessidade de melhoria das condições de vida em Porto Alegre
A situação dramática em que se encontra a categoria dos trabalhadores em educação, com trabalho exaustivo, assédio moral e docência vigiada por representantes da SEDUC, dentro das escolas, fizeram com que o encontro também debatesse e aprovasse a necessidade de derrotar a direita e a ultradireita e seus projetos, a começar por Porto Alegre. Por isso, foi votado, por unanimidade, o apoio do 39° Núcleo do CPERS a pré-candidatura de Maria do Rosário e Tamyres Filgueira, do PT e do PSOL, respectivamente à prefeitura de Porto Alegre.
Diante dessa decisão política, a Deputada Maria do Rosário convidou o 39° Núcleo do CPERS a integrar a Comissão de Programa da sua pré-candidatura, com Tamyres Filgueira, à Prefeitura da Capital.
Outras:
. Tarifa Zero, uma necessidade de trabalhadores e estudantes.
. Apoio à Greve dos Técnicos- Administrativos da universidade pública.