O PSOL deve anunciar oficialmente o apoio à candidatura da deputada federal Maria do Rosário (PT) à Prefeitura de Porto Alegre, durante o encontro do diretório municipal do partido, no próximo sábado (2/3). Para vice, o PSOL deve indicar Tamyres Filgueira, representante do movimento negro, que ao lado da deputada estadual Luciana Genro, foi indicada pelo Congresso Municipal do partido, no início de dezembro de 2023.
Será a primeira vez, desde a sua fundação, que o PSOL não terá candidatura própria em Porto Alegre. A decisão fortalece a unidade e a construção de uma frente de esquerda para derrotar o atual prefeito Sebastião Melo (MDB). A aproximação entre PT e PSOL já havia acontecido nas eleições ao governo do estado, em 2022, com Edegar Pretto e Pedro Ruas. Em 2020, no segundo turno, os partidos se uniram em torno da candidatura de Manuela d`Ávila (PCdoB).
A construção de uma chapa única para enfrentar o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) vem sendo trabalhada desde o ano passado e a expectativa é de que PCdoB, Rede, PV e PSB façam parte da chamada frente de esquerda. São remotas as chances do PDT ingressar na chapa, mas em um eventual segundo turno poderá apoiar a frente.
PESQUISA A pesquisa Índice CNN, divulgada no dia 2 de fevereiro, aponta 33% dos votos para Sebastião Melo e 26% para Maria do Rosário, seguido por Juliana Brizola com 7%, Thiago Duarte e Comandante Nádia, ambos com 2%.
Índice CNN é um algoritmo que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos. PT DE PORTO ALEGRE
Confira abaixo o que disse Laura Sito, deputada estadual e presidenta do PT de Porto Alegre, no Instagram: Recebemos com alegria a manifestação do PSOL de confirmação da nossa unidade, liderada pela Deputada Federal @mariadorosario, para as eleições de 2024.
Nosso absoluto reconhecimento à liderança da Deputada Estadual @lucianagenro. Sua representatividade combativa no Rio Grande e no Brasil fortalece a construção do nosso projeto de uma Porto Alegre humana e democrática.
Saudamos a apresentação da companheira @tamyresfilgueira, jovem liderança sindical, mulher, negra e mãe, que fortalece a agenda antirracista e feminista na centralidade da construção de um projeto de cidade.
O @ptportoalegre tem feito, desde 2020, um esforço concentrado para que possamos concretizar a unidade popular em nossa cidade e no Rio Grande. Caminhamos a passos largos para fazer história. Derrotar Melo é interromper um ciclo de 20 anos de esfacelamento da cidadania, da entrega da chave da cidade aos interesses da especulação imobiliária, da falência do transporte público, do ataque sistemático à cultura e ao meio ambiente.
É hora de um novo tempo. É hora de dizer SIM a Porto Alegre!