top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

FRENTES DEBATEM CAMINHOS PARA O "FORA BOLSONARO" E ANTIFASCISTAS VOLTAM ÀS RUAS NO DOMINGO, EM SP

Apesar da pandemia de coronavírus, o fim de semana será agitado no país. Daqui a pouco, a partir das 18 horas deste sábado (13/6), as páginas das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo no Facebook promovem atividades ao vivo com o tema #ForaBolsonaro, que terá a participação de lideranças dos movimentos sociais e populares. A ideia é articular politicamente as bases sociais do país e buscar apoio do maior número de entidades e de diferentes segmentos da sociedade à adesão do "fora Bolsonaro". Um coletivo formado por artistas, educadores, professores, profissionais de saúde, entre outros, dará início a movimentação das ruas contra o governo de Jair Bolsonaro. O chamado Grupo de Ação programou performance de cunho artístico cultural e antifascista no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. O ato lembrará mortos pela violência de Estado na ditadura, pelas polícias de hoje e pela negligência dos governos em meio à pandemia da covid-19.



Serão realizados debates para analisar o quanto a população está esclarecida e mobilizada para defender o impeachment, quais as chances de os crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente serem reconhecidos pela Justiça e se existe clima no meio militar para “tolerar” um julgamento dos crimes eleitorais da chapa Bolsonaro-Mourão, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)? Os organizadores dos eventos estão buscando informações para saber se Bolsonaro tem força para apostar no caos e provocar uma guinada autoritária ou se está blefando quando ameaça as instituições. Também pretendem analisar a opinião de militantes e ativistas sobre as divergências existentes entre movimentos de esquerda – sobre ir às ruas ou não em tempos de pandemia – e se elas afetam a união de forças e a pressão popular pelo #ForaBolsonaro?


Participam como expositores o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, a advogada Tania Oliveira, da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), e o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Antonio Gonçalves. Os debatedores serão a secretária-geral da CUT, Carmen Foro; o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão; o jornalista Nuno Coelho, integrante da Comissão Brasileira Justiça e Paz e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; o secretário-geral da Intersindical, Edson Carneiro Índio; a vice-presidenta do partido Unidade Popular, Samara Martins; e o integrante da coordenação do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Rud Rafael. A mediação será do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues.


bottom of page