top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

Guaíba transborda novamente e Inmet alerta para ventos fortes e queda de temperaturas no RS

O nível do Guaíba voltou a subir, alagando novamente alguns pontos de Porto Alegre, como Centro Histórico, Rodoviária, além de algumas regiões da Praia de Belas e bairros da Zona Sul. Além da chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (3/6), alertas para os ventos fortes e para a queda de temperaturas no Rio Grande do Sul.  


O nível do Guaíba voltou a subir, atingindo 3,86 metros, conforme medição feita às 7h15min desta segunda-feira, na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA), instalada junto à Usina do Gasômetro. Com a nova alta, as águas do Guaíba voltaram a sair dos bueiros, invadindo ruas dos bairros Guarujá, Ipanema, Praia de Belas e do Centro Histórico, inclusive do Cais do Porto e da Rodoviária.


No sábado (1º), o nível Guaíba havia ficado abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês, tendo atingido a marca de 3,58 metros, dois centímetros a menos que o patamar de transbordamento (3,6 metros). Ao amanhecer desta segunda, o nível do Guaíba subiu 40 centímetros, consequência das fortes rajadas de vento do quadrante Sul no norte da Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre. A temperatura está caindo em todos os municípios gaúchos e em regiões de Santa Catarina e os ventos fortes devem atingir ao menos 30 municípios gaúchos: Arambaré, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Camaquã, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Chuí, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tapes, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Turuçu, Viamão e Xangri-lá.

bottom of page