top of page

Jornalismo do Rio Grande do Sul está de luto pela irreparável perda de Marco Weissheimer

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

A morte de Marco Weissheimer é uma perda irreparável para o Jornalismo do Rio Grande do Sul. Além de extraordinário profissional, sempre se destacou pela busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Natural de Caxias do Sul, Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marco foi um dos pioneiro do jornalismo independente e progressista no Rio Grande do Sul e no Brasil. Desde 2022, Weissheimer enfrentava um melanoma. Em dezembro do ano passado, foi internado no Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde faleceu neste sábado (18/1), aos 60 anos. O Esquina Democrática presta solidariedade a familiares, amigos e colegas, em especial à equipe do Sul21.


Natural de Caxias do Sul, Marco participou da fundação de diversos veículos que surgiram no País. Em 2001, fez parte da Agencia Carta Maior, lançada durante a primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Neste mesmo período, foi tradutor e editor das primeiras edições em português do Le Monde Diplomatique. Também foi colunista do jornal Extra-Classe, do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS). Ao criar o blog RS Urgente, em 2005, conquistou um público fiel e cada vez mais amplo.


Em 2019, Weissheimer encabeçou o movimento que levou a redação do Sul21 a assumir a gestão do site, que passou a ser uma empresa comandada pelo que era, até então, sua equipe de funcionários mais longevos. De 2017 a 2022, foi mediador do projeto Conversas Cidadãs, uma parceria do Sul21 com o Goethe-Institut Porto Alegre, promovendo debates sobre temas estratégicos para a defesa da cidadania, da democracia e da qualidade de vida.

Confira abaixo alguns dos livros de Marco Weissheimer:

“Bolsa Família- Avanços, Limites e Possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil”. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo 2006; 


“Governar na Crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro”. PortoAlegre, Libretos, 2017.


Tem artigos publicados nos livros


“100 Propositions du Forum Social Mondial” (vários autores). Paris: Éditions Charles Léopold Mayer – Alliance des Éditeurs Indépendants, 2006. Com traduções no Brasil, Venezuela e Espanha;


“Golpe 16” (vários autores, organizado por Renato Rovai). São Paulo: Editora Fórum, 2016. 


“Enciclopédia do golpe – Vol. II, O papel da mídia”. São Paulo. Projeto Editorial Práxis, 2018.

bottom of page