O ex-presidente Lula tomou a primeira dose da vacina Coronavac na manhã deste sábado (13/3), em São Bernardo do Campo (SP). Lula disse que estava feliz e que a vacina é um sonho, tanto para ele quanto para o povo brasieliro. Acompanhado pelo ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), Lula criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) que além de não acreditar na imunização, retardou a compra do medicamento.
A Coronavac aplicada no ex-presidente Lula é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e importada e distribuída pelo Instituto Butantan. O ex-presidente reforçou a necessidade de combater o negacionismo. “ Só tem um jeito de se livrar do coronavírus: tem de tomar a vacina. A gente não quer saber de que país vem a vacina", argumentou. Lula fez duras críticas ao presidente ao ministro da Saúde. “O presidente da República tem de deixar de ser ignorante. Ele e seu ministro da Saúde têm de aprender a respeitar o sentimento do povo brasileiro e garantir vacina para todos”, disse Lula, ressaltando que muitos trabalhadores estão colocando suas vidas em risco durante a pandemia.
Para o deputado Alexandre Padilha, que é médico infectologista, o gesto de Lula vai influenciar muitas pessoas que ainda têm dúvida quanto a importância da vacinação. Além disso, o ex-presidente reconhece o esforço de trabalhadores e de cientistas, que trabalham incansavelmente em busca de um imunizante.
VEJA O VÍDEO